Conteúdo e informação

E um Saskatooniano diz: “Desemprego, o que é isto?”

Por Odair Deters

image001

Um fenômeno mundial foi o que se tornou a cidade de Saskatoon, conhecida como a cidade das pontes, foi fundada por metodistas vindos de Toronto, que queriam escapar do comércio de bebidas alcoólicas existente na cidade. Figura-se como uma bonita cidade de pradarias, da província de Saskatchewan, na região central do Canadá, bonita, com uma arquitetura antiga, vista urbana arborizada, pessoas simpáticas, é um lugar seguro, limpo e financeiramente viável para viver e estudar, recentemente foi selecionada como a melhor cidade para se viver no Canadá.

Atualmente possui 220.000 habitantes, mas o que mais a tem enaltecido no noticiário, são suas 10.000 vagas de emprego a serem preenchidas. Numa época em que a maior parte das grandes economias sofre com as taxas de desemprego registradas. As empresas aqui têm disponíveis hoje 10 000 vagas para novos trabalhadores por causa da expansão das indústrias, principalmente de urânio e de fertilizantes. Ademais a cidade é um grande centro para educação pós secundária, negócios, indústrias diversas, assistência médica e pólo regional para atendimento aos setores de agricultura e mineração.

Este oásis no interior do Canadá, recebe mais luz solar do que qualquer outra cidade deste país e ainda está repleto de atrativos, como museus e festivais além de mais de 140 parques públicos, a bem movimentada Rua Broadway, onde se localiza uma enorme quantidade de pubs e restaurantes.

Uma recente publicação americana elegeu Saskatoon como à cidade com a melhor educação no Canadá. Com uma grande e renomada universidade, à Universidade de Saskatchewan, que confere 58 títulos, diplomas e certificados em mais de 100 áreas e disciplinas e o Innovation Place, que é um dos campos de pesquisa mais bem sucedidos da América do Norte. Também no ensino secundário a cidade se destaca com suas escolas católicas, porém financiadas pelo governo, que têm proporcionado à oportunidade para estudantes de todo o mundo, de realizarem intercâmbios.

No entanto mesmo repleta de bons indicadores sociais, o sucesso atual de Saskatoon deve-se as suas indústrias, principalmente com a extração de urânio e Potássio, a cidade concentra grandes escritórios regionais de mineradoras. Quase dois terços das reservas mundiais de potássio estão fincadas em seu solo, assim como enriquecedoras reservas de urânio. Desponta também como inovadora, contando com atrativos abatimentos de impostos, uma economia estável e uma força de trabalho dedicada, sendo considerada hoje uma das economias mais diversificadas do Canadá ocidental. A diversificação atinge além das já citadas áreas, as indústrias de equipamentos de transporte, produtos têxteis, eletrônicos, químicos, o setor gráfico e editorial, abriga 30% da agrobiotecnologia canadense e uma das mais avançadas instalações de pesquisa sincrotrônica do mundo.

Gostou e está pronto para partir de mala e cuia para Saskatoon? Confira antes a previsão do tempo, no inverno, a temperatura média é de 12 graus negativos, fazendo assim com que muitos pensem duas vezes antes de preencher uma ficha por lá.

image002

Agora se o frio não for empecilho, Saskatton pode ser uma excelente oportunidade para estudo e trabalho, afinal, não é qualquer cidade que oferece um rede de ensino conceituada e 10.000 vagas de emprego.

http://www.saskatoon.ca/

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.